top of page
IMG_20200716_103547.jpg
FIRME 3.jpeg

Engenharia Diagnóstica

25 anos - FIRME ENGENHARIA_ (1).png

"É a arte de criar ações proativas por meio dos diagnósticos, prognósticos e prescrições técnicas, visando a qualidade total." (GOMIDE, FAGUNDES NETO, GULLO. Engenharia Diagnóstica em Edificações, 2ª Ed, p. 17).

Ela é a disciplina das investigações técnicas para determinar os diagnósticos de manifestações patológicas e níveis de desempenho das construções visando aprimorar a qualidade ou apurar responsabilidades.

A engenharia diagnóstica envolve diferentes níveis de investigações técnicas, que são: vistoria, inspeção, auditoria, perícia e consultoria. A vistoria é a mais utilizada e mais simples, focada na observação e constatação de problemas. A inspeção já é um termo mais profundo, sendo uma análise detalhada de riscos e qualidade. A auditoria é a comparação técnica com normas, livros, manuais, padrões técnicos, especificações nos projetos, entre outros. A perícia é ainda mais profunda, buscando a origem e causa do problema e seu mecanismo de ação, também é a mais completa entre as demais. Respectivamente esses termos significam iniciação, intuição, inter-relação e inferência. Por fim, a consultoria oferece a solução e a prescrição de reparo da patologia.

 

Através dos diferentes tipos de investigações técnicas, é possível determinar os diagnósticos de manifestações patológicas como anomalias construtivas, falhas de manutenção e irregularidades de uso. Alguns exemplos: rachaduras, surgimento de vegetação em áreas inapropriadas, manchas de mofo e bolor, bem como a corrosão de armaduras. Além disso, também é possível indicar os níveis de desempenho determinados pela NBR 15.575 da ABNT que podem ser mínimo, intermediário ou superior.

1. Laudo técnico de inspeção predial determinando os diagnósticos de manifestações patológicas como anomalias construtivas, falhas de manutenção e irregularidade de uso.

 

2. Laudo técnico de consultoria oferecendo a solução e a prescrição de reparo da patologia.

 

3. Laudo técnico de entrega de imóveis verificando a adequação pela NBR 15.575 (Norma das conformidades) analisando os projetos para atender seus requisitos de desempenho (estrutural, de incêndio, de uso e operação, de acessibilidade, de estanqueidade, de saúde e higiene etc.).

 

4. Laudo técnico para indicação dos níveis de desempenho das edificações determinados pela NBR 15.575 da ABNT que podem ser mínimo, intermediário ou superior.

 

5. Laudo técnico de fiscalização de obras fiscalizando a qualidade dos serviços e seus prazos de execução.

 

6. Laudo técnico de vizinhança ou cautelar verificando possíveis interferências no entorno da construção de um edifício apresentando soluções para situações que possam comprometer a execução da obra.

IBAPE-PE.png
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page